Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da rede estadual reúne trabalhos que contribuem com uma rotina sustentável
-
Foto: ASCOM / SED -
Estudantes de todas as regiões do estado apresentam soluções inteligentes para um "Bem Viver"
A XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional de Santa Catarina (FECITEC/SC) está em pleno andamento no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), reúne 110 projetos de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Profissional de todas as regiões do estado. A feira, que começou no dia 4 de outubro, encerra nesta quinta-feira (5), quando os três melhores projetos de cada modalidade de ensino serão premiados.
Os projetos apresentados na FECITEC/SC deste ano exploram o tema "Ciência e Tecnologia: Possibilidades de Bem Viver". Os estudantes demonstram como a tecnologia e a ciência podem contribuir para melhorar a qualidade de vida. As soluções incluem sistemas inteligentes para irrigação de hortas, fontes alternativas de energia, produção de tijolos ecológicos a partir de garrafas pet, cosméticos e tintas naturais, entre outras inovações.
Mais de 200 estudantes expositores e mais de 100 professores orientadores participam do evento. O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, enfatizou a importância da FECITEC como uma oportunidade para os estudantes desenvolverem suas habilidades e mostrarem seus conhecimentos. Ele também destacou o papel fundamental dos professores orientadores, que acompanham os alunos nessa jornada.
A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, ressaltou que todos os estudantes participantes da FECITEC são vencedores, independentemente dos resultados da premiação. Ela enfatizou a importância da parceria entre universidades, poder público municipal e estadual para a realização de um evento tão significativo.
Sérgio Luiz de Almeida, presidente da XV FECITEC/SC, explicou que o tema deste ano, "Ciência e Tecnologia: Possibilidades de Bem Viver", foi escolhido para promover a interação entre alunos e professores de diferentes regiões de Santa Catarina. Ele destacou a importância de projetos que beneficiem tanto os seres vivos quanto o meio ambiente, especialmente em um contexto de isolamento social devido à pandemia.
Abertura da FECITEC
A abertura da XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (FECITEC/SC) foi realizada na noite desta terça-feira, 3 de outubro, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. Na cerimônia de abertura, a secretária adjunta representou o governador de Santa Catarina Jorginho Mello: “Trago o abraço carinhoso do nosso governador Jorginho Mello e o abraço afetuoso do Secretário Aristides Cimadon”.
Segundo o Presidente da XV FECITEC/SC, Sérgio Luiz de Almeida: “A feira estadual de ciências e tecnologia é o maior evento que a Secretaria da Educação proporciona aos nossos estudantes e professores. (…) Nossa expectativa é de troca de experiência entre os estudantes e professores de várias regiões do Estado. Estaremos reunidos em dias de muita troca e vivência entre público expositor e visitantes.”
A cerimônia contou aindab com uma programação cultural. Foram três apresentações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e uma dos alunos da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville.
“É com muita satisfação que a Diretoria de Ensino realiza a FECITEC. É uma forma de prestigiar os projetos de qualidade desenvolvidos pelas nossas crianças e jovens das diferentes Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina desde o início do ano”, destacou a diretora de Ensino da SED, Sônia Regina Victorino Fachini.

Deixe seu comentário